sábado, 24 de janeiro de 2009

George Daniels, MBE

George Daniels

“Constantemente angustia ler artigos ou mensagens em que relojoeiros são chamados de “Mestre Relojoeiro” ou “gênio”; sinto que normalmente se tratam de comentários inapropriados que fazem um desserviço a pessoas como George Daniels, que é, em minha opinião, um verdadeiro Mestre Relojoeiro, atuando no ápice da relojoaria; um nível virtualmente perdido nos dias de hoje, apesar do vasto número de relógios oferecidos anualmente.”

(Roger Smith, maio de 2008) [1]

Introdução

     É difícil falar em George Daniels e não cair no clichê “o maior relojoeiro vivo”, que comumente lemos por aí quando se toca em seu nome, pois quem conhece sua obra, e aqui não falamos apenas de seus relógios, mas também de seus livros, seus inventos e sua influência, que fomentou toda uma geração de relojoeiros e, conseqüentemente, a indústria, raramente discorda desta afirmação.

     Para muitos, Daniels é conhecido apenas como o inventor do escapamento co-axial, fato capitalizado graças ao enorme esforço de marketing promovido pela suíça Omega, hoje detentora dos direitos de produção deste magnífico engenho, porém há muito mais razões na história deste idoso mas ainda firme senhor, que neste mês de agosto completa 82 anos, que o fazem ser essa unanimidade.

     George Daniels percorreu uma carreira notável ao longo de sua vida. Considerando de onde veio e pelo que passou, de pronto observamos evidências de que estamos falando de alguém realmente especial – “um tesouro nacional vivo”, de acordo com a tradicional revista inglesa Country Life [2].

     O presente artigo, no qual contaremos um pouco de sua história e suas conquistas, é a minha singela homenagem, ainda em vida, a este homem que não só me serviu como fonte de inspiração naqueles momentos em que me entediei da arte relojoeira, como até hoje me serve de aspiração para adquirir mais e mais conhecimentos nesta área.


[1]Tradução livre pelo autor. Excerto original: “It often grieves me when I read articles or posts where watchmakers are called ‘Master Watchmaker’ or ‘genius’ and I feel it is often a misplaced comment which does a disservice to people like George Daniels who is, in my opinion, a true Master Watchmaker functioning at the pinnacle of horology, a level which has virtually been lost today despite the vast numbers of watches offered yearly.” (Smith, 2008)

[2](City University London, 2006)

George Daniels, MBE - Introdução
George Daniels, MBE - Parte 1
George Daniels, MBE - Parte 2
George Daniels, MBE - Parte 3
George Daniels, MBE - Parte 4
George Daniels, MBE - Parte 5

Nenhum comentário: